Pessoas inteligentes que gostam da verdade

7 de janeiro de 2013

Os maiores POLUIDORES do planeta

  

Dez países que mais poluem a atmosfera

1 - China
Somente no ano de 2010, o país produziu 9.441 mega toneladas de CO2-equivalente (CO2e). Maior parte dessas emissões vem da crescente demanda de energia que é dependente dos combustíveis fósseis.
 
2 - Estados Unidos
São os que mais poluem entre os países desenvolvidos e os recordistas em taxas de emissões de CO2 per capita (entre todos do mundo). Em 2010, emitiram 6.538 mega toneladas de CO2e.

3 - Índia
Está em terceiro lugar no ranking de emissões globais de gases efeito estufa, produzindo 2.272 mega toneladas de CO2 equivalente. Os indianos consomem grandes quantidades de combustíveis fósseis baratos, como o carvão.

4 - Rússia
Após o colapso da União Soviética as emissões poluidoras deste país declinaram. Porém, os russos continuam produzindo intensa quantidade de CO2e, com 1.963 mega toneladas.

5 - Japão
Suas emissões globais são de 1.203 mega toneladas de CO2 equivalente. Suas preocupações com a segurança energética pode ser a grande vilã, já que o país poderá recorrer a combustíveis fósseis.

6 - Brasil
Nossa agropecuária e agricultura são as principais responsáveis pela nossa posição no ranking. Elas liberam grandes quantidades de metano e óxido nitroso, contribuindo para emitirmos 1.144 mega toneladas de CO2e (este número não inclui os desmatamentos) .

7 - Alemanha
Da União Européia, é a que mais contribui com o efeito estufa. A maior parte do CO2 está na produção de energia e queima de combustíveis fósseis. O crescimento da construção civil no país também está agravando o problema.

8 - Canadá
O país é responsável por 2% de todas as emissões globais. De acordo com um estudo da (Statistics Canada), isto se acentuou entre os anos de 1990 e 2005.

9 - México
Depois do Brasil, é o maior emissor de gases efeitos estufa na América Latina. Apesar disso, o país tem a promessa de reduzir em 30% suas emissões até 2020 (com base nos valores atuais) e também é a favor da criação de um fundo climático.

10 - Irã
Dentre todos do Oriente Médio, é o que mais contribui com o efeito estufa. Isso porque o país é dependente dos combustíveis fósseis, produzindo grande quantidade de petróleo e gás.



E AÍ?
FICARAM SURPRESOS COM ESSA PESQUISA ?

POIS É!
NINGUÉM ESPERAVA QUE O BRASIL ESTIVESSE ENTRE OS 10 MAIORES POLUIDORES DO PLANETA.

E MUITA GENTE NEM SABIA QUE A CHINA É O MAIOR POLUIDOR DO MUNDO.
A MAIORIA ACHAVA QUE ERAM OS ESTADOS UNIDOS.

NEM SEQUER PENSAVAM QUE A ÍNDIA E A RÚSSIA POLUÍAM TANTO ASSIM, E NEM IMAGINAVAM QUE O CANADÁ E O IRÃ FAZIAM PARTE DA LISTA.



.